A história do jogo Comando Noturno

Olá, meu nome é Marcelo Ribeiro, sou um entusiasta do console mais maravilhoso do mundo e mantive por muito tempo um site de Odyssey chamado Odyssey Mania que já não existe mais, mas vou trazer para vocês todo o conteúdo do meu antigo site. Hoje vou contar a história do Jogo Comando Noturno.

Comando Noturno, talvez seja um dos jogos que mais despertou curiosidade na comunidade Odyssey mundial por muito tempo. Afinal trata-se de um jogo que só foi lançado no Brasil e que nunca se tinha achado qualquer informação ou protótipo em outra parte do planeta. Também não há qualquer indício de que a Philips do Brasil tenha chegado a desenvolver jogos para o seu videogame, o que praticamente descartava a possibilidade de ser um jogo “brasileiro”. Então, de onde viria o ‘Comando Noturno!‘?

 

VEJA TAMBÉM: A PÁGINA DO JOGO “COMANDO NOTURNO” 

 

A dúvida permaneceu por 20 anos, até que em 2004 apareceu a primeira pista da origem do jogo. O site (Videopac.net) que já não existe mais, apresentou fotos de um protótipo encontrado em 2003 em Helmond, na Holanda (terra natal da Philips) do ‘Comando Noturno!‘. A EPROM tem uma etiqueta com o nome “Nacht Vlucht”, que em inglês seria “Night Flight” ou em português seria “Vôo Noturno”. A EPROM do ‘Nacht Vlucht’

Ao colocá-la no console, apresenta uma abertura com o nome da GST-Video, coisa que também acontece em versões europeias de outros jogos Odyssey e que foi removida nas versões brasileiras dos mesmos. Há também vários outros jogos só encontrados em protótipos europeus com a marca GST-Video. Assim, tudo indicava que o ‘Comando Noturno!‘ seria um dos últimos jogos produzidos na Europa, já não mais pela própria Philips mas pela GST-Video, e que assim como vários outros títulos não chegou a ser lançado no mercado europeu mas foi trazido para o Brasil onde ainda havia algum mercado consumidor.

 

Em 2006, René Van Den Enden disponibilizou o que seriam as regras oficiais do jogo escritas à máquina em holandês e com o seu nome oficial em inglês: ‘Nightfighter’. Na mesma época, o colecionador holandês Seob também disponibilizou uma foto de um protótipo seu com uma etiqueta escrita ‘Nightfighter’. Então o mistério chegou ao fim, ‘Comando Noturno!‘ foi lançado apenas no Brasil, mas foi programado na Europa…