Registrar
Uma senha sera enviada para seu e-mail

O que se ouvia falar do Odyssey no Brasil em 1981

Esta matéria sobre o Odyssey 2 foi publicada no Jornal do Brasil em 21 de dezembro de 1981 na seção vídeos e com certeza deixou muita gente com água na boca no natal de 1981…

 

 

Os sofisticados jogos eletrônicos

Jornal do Brasil

O Brasil nunca foi pródigo em brinquedos eletrônicos — o alto custo de fabricação empurra os preços na loja a picos que o cidadão médio jamais atingirá com tranquilidade sem suar a testa. Para se ter uma Ideia da incompatibilidade entre os brinquedos eletrônicos e o grosso da população brasileira. basta constatar os Cr$ 8 mil cobrados por um simples robô de controle remoto Por isso. e bem possível que Jamais cheguem aos lares brasileiros Jogos eletrônicos bem mais divertidos que o oneroso robozinho e um bocado mais caros. Como o sistema Atari, resenhado aqui há duas semanas, ou o Odyssey 2, bem mais sofisticado.

Esse aparelho combina (funções educacionais, econômicas, caseiras e de lazer Justamente por ser um híbrido de Jogo eletrônico e home Computer. Além dos controles de seu jogos, ele possui um teclado de 49 dígitos Igualzinho aos modelos mais simples da Apple (a super estrela dos fabricantes de computadores caseiros nos Estados Unidos) e, assim, possibilita aferições regulares do orçamento familiar, cálculos complicados de matemática aplicada, cursos de línguas por vídeo e uma Infinidade de outras alternativas de uso.

Somente no que diz respeito a Jogos, o Odyssey 2 possui cerca de 20 cartuchos diferentes, entre os mais de 40 que o conjunto completo oferece.  E os Jogos são tão inúmeros quanto atraentes. Há. por exemplo, os tradicionais — golfe eletrônico, basquete, vôlei. futebol. boliche e até mesmo a versão Odyssey do afamado Space Invaders que se encontra em qualquer fliperama. Mas as grandes atrações desse aparelho são os Jogos mais elaborados, de regras complicadas e magnifica desenvoltura no vídeo. Como o Em Busca dos Anéis (clara referência ao clássico de literatura escrito por J. R Tolkien), onde um dragão que solta fogo pelas narinas dificulta a empreitada. Ou por exemplo, os cenários futuristas de Conflito Cósmico ou Duelo No Ano 2001.

Vendido por algo em tomo de 450 dólares (preço de tabela que variará de acordo com a loja), o Odyssey 2, contudo, oferece sérias dificuldades para o consumidor brasileiro. Nenhuma de suas fitas educacionais foi traduzida para o português (ou para qualquer outro idioma) e, por ser considerado produto supérfluo, seu uso fica restrito aos poucos que conseguem burlar a vigilância alfandegária.

Mas quem não for bem-sucedido na delicada arte de importar material proibido poderá se contentar com um outro misto de brinquedo e objeto de utilidade; esse. por sua vez. totalmente legal e encontrável em todo o território nacional. Trata-se do relógio Game-10. recém lançado no Brasil pela Casio. Além de Incluir em suas especificações os requisitos mais tradicionais — mostrador digital de hora. minuto e segundo; calendário; alarme e cronômetro — o Game-10 vem com um minijogo eletrônico incorporado a seu circuito, uma versão simplificada do Space Invaders. Agora não é mais preciso entregar-se ao tédio quando a espera se fizer necessário. Enquanto as toras se arrastam, os pequenos discos voadores do relógio vão sendo destruídos e seus pontos vão aumentando. Só falta, agora. Inventar um relógio onde dois possam Jogar ao mesmo tempo.

Três-em-um em vídeo? Parece improvável, mas é exatamente o que Techlnlcolor Audio-Visual fez. Sua recém-lançamento Vídeo Showcase 335T é a ultima palavra em versatilidade para quem tem pouco espaço em casa. Esse aparelho Incorpora uma mlnl-TV de sete polegadas e mela (VHF/UHF) que se Íntegra com um micro videocassete (o revolucionário Model 212 que tomou o fabricante famoso no ano passado). Traduzindo: é uma unidade prática de vídeo (que exclui apenas a câmera na embalagem original) que permite gravações e reproduções sem a necessidade de fios ou plugs, ideal para ser levada para o camping ou para um passeio de barco.