85.ABR | O Globo publica matéria sobre Didi na mina encantada

No dia 28 de abril de 1985, a coluna VIDEO GUIA do Jornal O GLOBO assinada pelo saudoso jornalista MÁRCIO EHRLICH que analisava os jogos da época, publicou uma matéria sobre Didi na Mina Encantada. O entusiasta Márcio Rodrigues entrou em contato com o jornalista que o autorizou a publicar os textos, e ele foi até a biblioteca nacional para resgatar estas perolas que serão publicadas no Experiência Odyssey. 

Didi procura e acha ouro na mina encantada do Odyssey

Sistema: Odyssey
Criação: não creditada para N.American Philips, em 1982
Jogadores: um
Gráficos/Som: 9
Nível de Desafio: 9
Grau de Interesse: 9

Mesmo que não tivesse recebido o badalado nome de líder dos Trapalhões, teria feito o mesmo sucesso no Brasil o Jogo Didi na Mina Encantada, originalmente Pick-Axe Pete, ou seja Pete Picareta. Seguramente um dos melhores programas escritos para o Odyssey, Didi traz para este sistema o sucesso dos jogos de escalada, no qual o personagem principal deve subir e descer diversas plataformas até alcançar o seu objetivo.

Aqui, as plataformas representam os diversos níveis de uma mina, e a meta é fazer com que o herói do jogo descubra pepitas de ouro dentro de pedras que rolam pelas plataformas.
Além disto, ele precisa encontrar a chave que abrirá uma das portas da mina que o levará a novos locais do rico subterrâneo. Elementos de dificuldade e de perigo também estão presentes no jogo. A dificuldade é representada pela irregularidade nas aparições das escadas que permitirão a Didi subir nas plataformas, assim como das chaves que abrirão as portas e das picaretas que poderão quebrar as pedras. E os perigos estão nas próprias pedras, que se pegarem no Didi desprevenido ou sem a picareta o destruirão, encerrando o jogo.

A sorte, porém, é que sabemos que as chaves costumam aparecer sempre na plataforma mais alta, enquanto novas picaretas aparecem muitas vezes do choque entre duas pedras rolantes.
A mobilidade de Didi é impressionante, usando as oito direções do joystick. Ele pode subir e descer as escadas e pode pular nas crateras existentes nas plataformas (são brechas no caminho), quando cairá até pousar em segurança no solo firme. A tecla Action serve para fazer Didi pular ou se abaixar para escapar das pedras.
O movimento será para cima à direita, para cima à esquerda, para baixa a direita e para baixo à esquerda dependendo da posição indicada pela haste do joystick na hora que a tecla for pressionada. Quando você posiciona o joystick, os braços do Didi indicarão a direção do movimento, você pode até prever a ação, deixando a haste na direção desejada e apenas apertar a tecla Action quando a pedra estiver passando.

Conseguir evitar uma pedra passando lhe dará apenas 1 ponto, enquanto quebrar a pedra com a picareta e descobrir outor valerá 2 pontos. Quando Didi apanha uma picareta ganha 5 pontos e quando alcança a chave 10 pontos. Se conseguir atravessar uma porta levando a chave receberá 20 pontos!

Estratégias
O mais difícil em Didi na Mina Encantada é aprender a controlar a direção dos pulos e dos agachos do personagem. Disto dependerá a sua sobrevivência no jogo. Sobrevivendo, a pontuação virá naturalmente, pois, depois, quebrar as pedras com a picareta na mão é fácil. Treine nas plataformas mais fáceis todos os tipos de ações, recomeçando o jogo com o RESET tantas vezes quanto necessárias.

Quando for jogar, não tenha pressa em passar para outro labirinto. Ser afobado pode levar a surpresas desagradáveis quando passando por perto das portas. Aliás, mantenha-se afastado das portas para melhor prever o caminho das pedras. Além disto, se Didi tentar atravessar uma porta sem a chave, poderá ficar imobilizado e vulnerável ao próximo pedregulho que vier rolando.
Por isso, o próprio manual dá a dica de que, quando uma escada conduzir diretamente a uma porta (qualquer uma das portas superiores), para evitar que Didi se depare diretamente com a porta, suba a escada até a metade e de lá procure pular para uma das plataformas superiores laterais, num movimento diagonal. E assim que conseguir a chave, estude o momento melhor para entrar numa porta. O momento mais seguro é quando tiver acabado de sair uma pedra, pois as chances de sairem duas logo seguidas é muito menor.

Dica Especial
A recomendação mais freqüente dos odysseiros leitores de Video Guia é que você tente levar o Didi para a última plataforma do alto à esquerda, onde as pedras ainda são lentas e mais fáceis de evitar.