O Cerco de Siracusa (Regras)

🇧🇷
O CERCO DE SIRACUSA

🇺🇸
SYRACUSE

🇺🇳
SYRACUSE

 

[PORTUGUÊS] No ano 213 AC, a cidade de Siracusa, localizada no sul da Sicília, foi sitiada pelas tropas do cônsul romano Marcelo. A batalha durou três anos durante os quais Arquimedes pôde aperfeiçoar o engenhoso sistema que ele havia inventado para defender Siracusa. ideia de Arquimedes era refletir os raios do sol, usando um espelho, na direção dos navios inimigos. Os raios, assim refletidos, atingiram uma concentração de calor tão forte que era capaz de incendiar os navios romanos.
Apesar de uma defesa heroica, os romanos prevaleceram. Quanto a Arquimedes, enquanto trabalhava em um problema de geometria no momento da invasão, foi morto por um soldado romano porque recusou-se a responder às suas perguntas.
Graças a este jogo, você terá a possibilidade de participar da reconstituição deste fato histórico quantas vezes quiser. Então mãos ao joystick! E não se esqueça, a batalha começa ao nascer e terminar ao pôr do sol.

[ENGLISH] In the year 213 BC, the city of Syracuse, located in southern Sicily, was besieged by the troops of the Roman consul Marcellus. The battle lasted three years during which Archimedes was able to perfect the ingenious system he had devised to defend Syracuse. Archimedes’ idea was to reflect the sun’s rays, using a mirror, in the direction of enemy ships. The rays, thus reflected, reached a concentration of heat so strong that it was capable of setting fire to Roman ships.
Despite a heroic defense, the Romans prevailed. As for Archimedes, while working on a geometry problem at the time of the invasion, he was killed by a Roman soldier because he refused to answer his questions.
Thanks to this game, you will be able to participate in the reconstruction of this historical fact as many times as you want. So hands to the joystick! And don’t forget, the battle starts at sunrise and ends at sunset.

O JOGO

[PORTUGUÊS] (PARA 2 JOGADORES)
1 Pressione a tecla “RESET”, e depois escolha entre 1 e 4 (dependendo da variação de jogo). Pressionando 0 o jogo exibe o modo de demonstração.
2 Ao lado esquerdo da tela estão três fragatas romanas em posição de ataque e ao lado direito aparece uma torre, no está Arquimedes em posse de um espelho. Na parte inferior são exibidas as pontuações dos jogadores e o tempo da partida. Cada jogo dura um dia, do nascer ao pôr do sol (em tempo real, oito minutos); o cronômetro permite medir o tempo decorrido desde o início do jogo, em minutos e segundos.
ARQUIMEDES
3 O controle manual direito controla Arquimedes que com a ajuda de um espelho ajustável, deve refletir os raios de sol duas vezes na direção das fragatas romanas para incendiá-las, mas cuidado com as nuvens, elas percorrem a tela da esquerda para a direita e tem o efeito de interromper temporariamente os raios solares.
4 O espelho de Arquimedes se quebra se for atingido por uma pedra. Quando isso acontece, você deve deslocar Arquimedes inclinando o joystick para a direita até que ele desapareça da tela, então empurre-o para a esquerda novamente e ele reaparecerá em posse de um novo espelho.
FRAGATAS ROMANAS
5 O controle manual esquerdo controla as fragatas romanas que devem tentar destruir a arma de Arquimedes usando catapultadas enquanto tentam chegar a torre com três embarcações (uma de cada vez), para desembarcar suas tropas em Siracusa.
6 Uma fragata pega fogo e afunda ao ser atingida duas vezes pelo raio de sol. Quando isso acontece, à esquerda da tela, aparece uma nova fragata. Quando uma fragata chega à torre, as tropas romanas desembarcam e ela desaparece da tela exibindo assim o número de embarcações que ainda precisam chegar à torre.
7 Você tem o controle sobre as três fragatas, para escolher aquela que vai efetuar o disparo, você deve empurrar alavanca do joystick para cima ou para baixo e assim selecionar a embarcação. Enquanto efetua disparos, você deve levar suas tropas até a torre. Com os comandos abaixo, você movimenta as fragatas:
– Alavanca do joystick na diagonal superior direita (primeira fragata)
– Alavanca do joystick para a direita (segunda fragata)
– Alavanca do joystick na diagonal inferior direita (terceira fragata)
8 O tempo que o botão ACTION é pressionado determina o comprimento da trajetória do pedras lançadas. Quanto mais tempo, mais longa a trajetória. Quanto menos tempo, mais curta a trajetória.
9 A batalha termina quando o sol se põe; se um dos dois jogadores atinge 99 pontos em menos de oito minutos; ou quando o comandante das fragatas conseguir chegar à torre três vezes.
10  Para reiniciar o jogo, pressione RESET e escolha uma nova opção.

THE GAME

[ENGLISH] (FROM TO 2 PLAYERS)
1 Press the “RESET” key, then choose between 1 and 4 (depending on the game variation). Pressing 0 the game displays the demo mode.
2 On the left side of the screen there are three Roman frigates in an attacking position and on the right side there is a tower, where Archimedes is in possession of a mirror. At the bottom are displayed the scores of the players and the time of the match. Each game lasts one day, from sunrise to sunset (real-time, eight minutes); the stopwatch allows you to measure the time elapsed since the start of the game, in minutes and seconds.
ARCHIMEDES
3 The right hand control controls Archimedes who, with the help of an adjustable mirror, must reflect the sun’s rays twice in the direction of the Roman frigates to set them on fire, but watch out for the clouds, they run across the screen from left to right and has the effect of temporarily stopping the sun’s rays.
4 Archimedes’ mirror breaks if hit by a rock. When that happens, you must move Archimedes by tilting the joystick to the right until he disappears from the screen, then push it to the left again and he will reappear in possession of a new mirror.
ROMAN FRIGATTES
5 The left stick controls the Roman frigates who must try to destroy Archimedes’ weapon using catapults while trying to reach the tower with three ships (one at a time) to land their troops in Syracuse.
6 A frigate catches fire and sinks when struck twice by the sunbeam. When that happens, on the left of the screen, a new frigate appears. When a frigate arrives at the tower, the Roman troops disembark and it disappears from the screen, thus showing the number of vessels that still need to reach the tower.
7 You have control over the three frigates, to choose the one that will shoot, you must push the joystick lever up or down and thus select the vessel. While shooting, you must lead your troops to the tower. With the commands below, you move the frigates:
– Joystick in upper right diagonal (first frigate)
– Joystick right (second frigate)
– Joystick at bottom right diagonal (third frigate)
8 The time the ACTION button is pressed determines the length of the trajectory of the thrown stones. The longer, the longer the trajectory. The less time, the shorter the trajectory.
9 The battle ends when the sun goes down; if one of the two players reaches 99 points in less than eight minutes; or when the commander of the frigates manages to reach the tower three times.
10 To restart the game, press RESET and choose a new option.