O GATO E O RATO (jogar)

Proporção 4:3
RGB/RF
Tela Cheia
Desativar Som
Joystick 1 Desativado
Joystick 2 Desativado




Painel Padrão

🇧🇷O GATO E O RATO  🇺🇸THE MOUSING CAT 🇺🇳THE MOUSING CAT

[PORTUGUÊS] Esta é a mais nova aventura ODYSSEY que lhe reserva muitas emoções na sensacional perseguição do gato ao rato. Tudo começa quando o Sr. Gato resolve continuar sua eterna caçada ao incansável inimigo: o Rato. Para isso, o incrível felino usará toda a sua esperteza, impedindo que o Rato se alimente de queijo, cercando-o de todos os lados através de 40 linhas reservadas à construção de uma ratoeira muito especial. Nesta emocionante perseguição, o ágil Rato também tem suas armas. Para se defender das ameaças do Sr. Gato ele deverá comer todos os pedaços de queijo que aparecem no seu caminho. Depois disso ele ganhará mais força, crescerá exageradamente, ficando tão grande que o Gato não se atreverá a tocá-lo. Mas, cuidado! Este efeito não durará muito tempo e, logo que voltar ao tamanho normal, novas ameaças poderão acabar com o Rato. Existem 8 variações deste jogo de perseguição, que desafia sua habilidade a cada instante.

[ENGLISH] This is the newest ODYSSEY adventure that has plenty of emotions in store for you in the sensational chase from cat to mouse. It all starts when Mr. Cat decides to continue his eternal hunt for the tireless enemy: the Mouse. For this, the incredible feline will use all its cunning, preventing the Mouse from eating cheese, surrounding it from all sides through 40 lines reserved for the construction of a very special mousetrap. In this thrilling chase, the agile Mouse also has his weapons. To defend against the threats of Mr. Cat, he must eat all the pieces of cheese that come his way. After that he will gain more strength, he will grow exaggeratedly, becoming so big that the Cat will not dare to touch him. But be careful! This effect will not last long, and once it returns to its normal size, new threats will be able to finish off the Rat. There are 8 variations of this chase game, which challenges your skill at every turn.

O JOGO

[REGRAS] (Para um ou dois jogadores)
NÚMERO DE JOGADORES
Assim que você iniciar o cartucho, vai aparecer na tela a opção para você escolher o número de jogadores
0 – Exibe uma demonstração do jogo.
1 – Para um jogador
2 – Para dois jogadores
VARIAÇÃO DE JOGO Quando o texto “GAME 1-8” aparecer no seu TV e pressione o número correspondente no teclado.
Existem 8 tipos diferentes de jogos. Faça a sua escolha
* JOGO 1 – 7 pedaços de queijo que ficam no mesmo lugar durante o jogo.
* JOGO 2 – 7 pedaços de queijo que desta vez se movimentam durante o jogo.
* JOGO 3 – 7 pedaços de queijo que despareçem, um de cada vez, inesperadamente, reaparecendo pouco depois nos mesmos lugares.
* JOGO 4 – 7 pedaçoes de queijo que desaparecem e reaparecem no mesmo lugar ou em lugares diferentes, podendo também se movimentar.
* JOGO 5 – 7 pedaços de queijo e 3 aberturas que ficam todos no mesmo lugar.
* JOGO 6 – 7 pedaços de queijo e 3 aberturas que mudam de lugar a intervalos regulares.
* JOGO 7 – 7 pedaços de queijo e 3 aberturas que desaparecem, um de cada vez, reaparecendo nos mesmos lugares a intervalos regulares.
* JOGO 8 – 7 pedaços de queijo e 3 aberturas que desaparecem e reaparecem ao acaso, mudando também de lugar.
NOME DO JOGADOR 1
A máquina desejará saber o nome do jogador 1. Use o teclado alfanumérico (no máximo oito teclas). Se cometer algum erro, pressione a tecla CLEAR. Os pontos de interrogação que restaram podem ser apagados pressionando-se a tecla SPACE.
A seguir, pressione a tecla ENTER:
NÍVEL DE DIFICULDADE (jogador 1)
Quando aparece no seu TV o texto “SKILL 1-7?” (Dificuldade 1-7?), pode-se fazer a escolha dentro de 7 níveis de dificuldade, pressionando-se o número correspondente no teclado.
* NÍVEL 1 – O gato tem 40 linhas divisórias para construir suas ratoeiras. O jogo é feito a baixa velocidade.
* NÍVEL 2 – O gato tem 36 linhas divisórias. O jogo é feito a baixa velocidade.
* NÍVEL 3 – O gato tem 32 linhas divisórias. O jogo é feito a baixa velocidade.
* NÍVEL 4 – O gato tem 28 linhas divisórias. O jogo é feito a média velocidade.
* NÍVEL 5 – O gato tem 24 linhas divisórias. O jogo é feito a média velocidade.
* NÍVEL 6 – O gato tem 20 linhas divisórias. O jogo é feito a média velocidade.
* NÍVEL 7 – O gato só tem 16 linhas divisórias. O jogo é feito a alta velocidade.
NOME DO JOGADOR 2
A máquina desejará saber o nome do jogador 2. Use o teclado alfanumérico (no máximo oito teclas). Se cometer algum erro, pressione a tecla CLEAR. Os pontos de interrogação que restaram podem ser apagados pressionando-se a tecla SPACE. Lembrando que se você escolheu a opção de dois jogadores, o nome do jogador dois aparecerá automaticamente.
A seguir, pressione a tecla ENTER:
NÍVEL DE DIFICULDADE (jogador 2)
Selecione o nível de dificuldade descrito anteriormente para o jogador 1
COMEÇA O JOGO:
Agora começa o jogo de verdade. É o primeiro de uma série de 6 desafios. Os jogadores irão utilizar sempre o mesmo controle manual neste tipo de jogo, enquanto alternam-se como gato e como rato. (3 vezes gato, 3 vezes rato).
1 Nome do primeiro jogador, neste caso ODYSSEY, a máquina. Ele começará o jogo sendo o gato.
2 O gato está pronto para começar a sua perseguição ap rato.
3 Nome do segundo jogador (controle manual direito) começando a série como rato. Sempre você será o gato quando a cor de seu nome corresponder a do gato (azul) e será o rato quando for correspondente a do rato (branco).
4 O Rato.
5 Pedaços de queijo espalhados por toda a área de jogo.
6 O Gato para apanhar o Rato, terá que usar um tipo especial de ratoeira. Na realidade ele terá de construir uma espécie de prisão à volta do rato. Para isso, conta com um número de 40 linhas neste tipo de jogo.
ESCORE:
Só o rato irá marcar pontos, comendo a maior quantidade possível de queijo, sem ser apanhado. Para fazer com que ele coma, pressione a tecla “Action” quando ele tocar num pedaço de queijo.
7 A máquina irá marcando pontos automaticamente. Quando o rato conseguir comer todo o queijo, alcancará 1050 pontos. Uma vez que o jogo irá continuar com um novo fornecimento de queijo, não existe limite na marcação de pontos. Apanhando o Rato: O gato não deverá deixar o rato comer o queijo. Só conseguirá isso, cercando-o com as linhas divisórias. Essas linhas poderão ser colocadas através dos movimentos do gato, ao mesmo tempo pressionando-se a tecla “Action” do controle manual.
8 O gato conseguiu apanhar o rato. A ratoeira está fechada por todos os lados.
9 Ainda restam 27 linhas ao gato. Ao se esgotarem as linhas divisórias ele poderá recolher as que já tinha utilizado, passando por elas sem que seja pressionada a tecla “Action”.
10 O rato conseguiu fazer 306 pontos antes de ser apanhado. Quando o rato conseguir comer bastante queijo sem ser interrompido, ele crescerá exageradamente, ficando tão grande que o gato não se atreverá tocar-lhe. No entanto, este efeito não durará por muito tempo e o rato voltará ao seu tamanho normal. Cada desafio termina com o gato comendo o rato. Após uma série completa de seis desafios, a máquina proclamará o vencedor, juntamente com a sua marcação total de pontos. Caso os dois jogadores tenham marcado o mesmo número de pontos, a máquina dirá que houve empate nesse jogo e aparecerá na tela o seguinte:
11 O rato está indo bem e já marcou 1679 pontos.
12 O rato comeu tanto queijo que cresceu. Agora o gato não lhe pode tocar, mas esta situação não durará por muito tempo.
13 (Do nível 4 em diaante), o rato encontrará outra maneira de escapar do gato. Os 3 quadrinhos que aparecem na tela representam aberturas para o rato escapar do gato. Quando ele alcançar uma dessas aberturas, ao se pressionar a tecla “Action”, ele desaparecerá dela, surgindo em uma das outras. No entanto, o rato em alguns casos pode se dar mal.
SÉRIES DE JOGOS
Para começar uma nova série de jogos, existem várias possibilidades:
1. Jogo de competição: Pressione SPACE. Começará uma nova série com 6 jogos, exatamente do mesmo modo que a série anterior. Os nomes dos dois jogadores ficarão na tela do TV. Depois de ter proclamado o vencedor de cada série de seis, a máquina mostrará também quem se encontra à frente da competição, aparecendo na tela:
2. Um tipo diferente de jogo com o mesmo número de jogadores. Pressione ENTER. Pode-se introduzir outro nome para um novo jogador. Escolha outro tipo de jogo a um nível diferente de dificuldade. A máquina lembrar-se-à da contagem de pontos do vencedor da série anterior. Deste modo, um jogador poderá desafiar vários jogadores.
3. Uma série completamente nova. Depois de pressionar a tecla RESET, siga as mesmas instruções já descritas, só que neste caso a máquina não se lembrará da contagem de pontos da série ou competição anterior.
Para dois jogadores: Neste caso, cada um dos nomes aparecerá na cor do gato (azul), ou na core do rato (branca) para que não haja confusão.
Pressione 2 no teclado:
Pressione 1 para jogar o nível mais fácil e surgirá:
Pressione 1 novamente e verá: A seguir, entre com o nome do primeiro jogador:
Pressione ENTER: Entre com o nome do segundo jogador:
Pressione novamente ENTER: Agora escolham o tipo de jogo (vide adiante) que desejam jogar.

THE GAME

[RULES] (For one or two players)
NUMBER OF PLAYERS
As soon as you start the cartridge, the option for you to choose the number of players will appear on the screen
0 – Shows a demo of the game.
1 – For one player
2 – For two players
GAME VARIATION
When the text “GAME 1-8” appears on your TV and press the corresponding number on the keyboard. There are 8 different types of games. Take your pick
* GAME 1 – 7 pieces of cheese that stay in the same place during the game.
* GAME 2 – 7 pieces of cheese that this time move around during the game.
* GAME 3 – 7 pieces of cheese that disappear, one at a time, unexpectedly, reappearing shortly after in the same places.
* GAME 4 – 7 pieces of cheese that disappear and reappear in the same place or in different places, also being able to move.
* GAME 5 – 7 pieces of cheese and 3 openings that are all in the same place.
* GAME 6 – 7 pieces of cheese and 3 slots that change places at regular intervals.
* GAME 7 – 7 pieces of cheese and 3 openings that disappear, one at a time, reappearing in the same places at regular intervals.
* GAME 8 – 7 pieces of cheese and 3 openings that disappear and reappear at random, also changing places.
PLAYER 1 NAME
The machine will want to know the player’s name 1. Use the alphanumeric keypad (maximum eight keys). If you make a mistake, press the CLEAR key. Remaining question marks can be cleared by pressing the SPACE key. Then press the ENTER key:
DIFFICULTY LEVEL (player 1)
When the text “SKILL 1-7?” appears on your TV. (Difficulty 1-7?), you can choose from 7 difficulty levels by pressing the corresponding number on the keyboard.
* LEVEL 1 – The cat has 40 dividing lines to build his mousetraps. The game is played at low speed.
* LEVEL 2 – The cat has 36 dividing lines. The game is played at low speed.
* LEVEL 3 – The cat has 32 dividing lines. The game is played at low speed.
* LEVEL 4 – The cat has 28 dividing lines. The game is played at medium speed.
* LEVEL 5 – The cat has 24 dividing lines. The game is played at medium speed.
* LEVEL 6 – The cat has 20 dividing lines. The game is played at medium speed.
* LEVEL 7 – The cat only has 16 dividing lines. The game is played at high speed.
NAME OF PLAYER 2
The machine will want to know the name of player 2. Use the alphanumeric keypad (maximum eight keys). If you make a mistake, press the CLEAR key. Remaining question marks can be cleared by pressing the SPACE key. Remembering that if you chose the two player option, the name of player two will appear automatically. Then press the ENTER key:
DIFFICULTY LEVEL (player 2)
Select the difficulty level described above for player 1
GAME START:
Now the real game begins. It is the first of a series of 6 challenges. Players will always use the same manual control in this type of game, as they alternate as cat and mouse. (3 times cat, 3 times mouse).
1 Name of the first player, in this case ODYSSEY, the machine. He will start the game being the cat.
2 The cat is ready to start chasing the mouse.
3 Name of second player (right hand controller) starting the series as mouse. You will always be the cat when the color of your name matches the cat’s (blue) and you will be the mouse when it matches the mouse’s (white).
4 The Mouse.
5 Pieces of cheese scattered throughout the play area.
6 The Cat To catch the Mouse, you will have to use a special type of mousetrap. In fact, he will have to build a kind of prison around the mouse. For this, it has a number of 40 lines in this type of game.
SCORE:
Only the mouse will score points by eating as much cheese as possible without being caught. To make him eat, press the “Action” key when he touches a piece of cheese.
7 The machine will automatically mark stitches. When the mouse manages to eat all the cheese, it will reach 1050 points. Since the game will continue with a new supply of cheese, there is no limit on scoring. Catching the Mouse: The cat must not let the mouse eat the cheese. You will only achieve this by surrounding it with the dividing lines. These lines can be placed through the movements of the cat, at the same time pressing the “Action” key of the manual control.
8 The cat managed to catch the mouse. The mousetrap is closed on all sides.
9 There are still 27 lines left for the cat. When the dividing lines are exhausted, he will be able to collect the ones he had already used, passing through them without pressing the “Action” key.
10 The mouse managed to score 306 points before being caught. When the mouse manages to eat enough cheese without being interrupted, it will grow exaggeratedly, getting so big that the cat won’t dare touch it. However, this effect will not last for long and the mouse will return to its normal size. Each challenge ends with the cat eating the mouse. After a full series of six challenges, the machine will proclaim the winner, along with your total score. If both players have scored the same number of points, the machine will say that there was a tie in this game and the following will appear on the screen:
11 The mouse is doing well and has already scored 1679 points.
12 The mouse ate so much cheese that it grew. Now the cat cannot touch you, but this situation will not last long.
13 (From level 4 onwards), the mouse will find another way to escape the cat. The 3 comics that appear on the screen represent openings for the mouse to escape the cat. When he reaches one of these openings, when you press the “Action” key, he will disappear from it, appearing in one of the others. However, the mouse in some cases can get sick.
GAME SERIES
To start a new series of games, there are several possibilities:
1. Competition game:
Press SPACE. A new series with 6 games will start, in exactly the same way as the previous series. The names of the two players will be on the TV screen. After having proclaimed the winner of each series of six, the machine will also show who is ahead of the competition, appearing on the screen:
2. A different type of game with the same number of players.
Press ENTER. You can enter another name for a new player. Choose another game type at a different difficulty level. The machine will remember the score of the winner of the previous series. In this way, a player can challenge several players.
3. A completely new series.
After pressing the RESET key, follow the same instructions as described above, only in this case the machine will not remember the point count of the previous series or competition. For two players: In this case, each of the names will appear in the color of the cat (blue), or in the color of the mouse (white) so that there is no confusion. Press 2 on the keyboard:
Press 1 to play the easiest level and it will appear:
Press 1 again and you will see: Next, enter the name of the first player:
Press ENTER: Enter the name of the second player:
Press ENTER again: Now choose the game type ( see below) who wish to play.