Pantera Cor de Rosa, o último jogo do Odyssey…

Olá fãs de Odyssey, de todos os jogos que tiveram um fim prematuro devido ao Crash de 1983, poucos percorreram um caminho tão tortuoso como PANTERA COR DE ROSA. O jogo foi licenciado, desenvolvido e anunciado para Atari 2600, mas infelizmente não viu a luz do dia, pois a US Games fechou suas portas durante produção do jogo, mas você deve estar se perguntando, o que a PANTERA COR DE ROSA tem haver com o melhor console do mundo? Vou contar melhor esta história…

A saga do jogo provavelmente começa por volta de dezembro de 1982 com a estréia do sétimo filme da série Pink Panther, Trail of the Pink Panther. No filme, o diamante Pantera Rosa foi roubado mais uma vez, e o Inspetor Clouseau (Peter Sellers) é levado de avião para investigar, mas o avião de Clouseau desaparece, e cabe a um repórter da TV francesa resolver o mistério do que aconteceu com ele. Na realidade, Sellers morreu antes mesmo de as filmagens começarem, e o filme acabou sendo um emaranhado de novas cenas e imagens de arquivo de Sellers de filmes anteriores da Pantera. O filme não impressionou o público que foi ao cinema.

O JOGO DA US GAMES

No entanto, um novo filme significa uma nova oportunidade para lançamento de produtos, e a Quaker Oats, sim, a mesma Quaker que nós conhecemos que faz mingal e farinha láctea, aproveitou a chance e licenciou o desenho animado Pink Panther, estrela das cenas de animação que aparecia durante alguns momentos dos filmes e que também tinha seu próprio desenho animado, para desenvolvimento de jogos de videogame. A publicação do jogo seria feita pela divisão Atari 2600 da Quaker, a US Games. O desenvolvimento foi terceirizado para James Wickstead Design Associates, uma pequena empresa de engenharia com sede em Cedar Knolls em Nova Jersey. O título do jogo, assim como do filme, seria “Trail of the Pink Panther” (Na trilha da Pantera Cor de Rosa).

A Wickstead Design começou a trabalhar projetando o primeiro jogo que utilizaria uma novidade no mercado, o novo chip “RAM / ROM Chip” da US Games para Atari. Este chip avançado continha 8K ROM e 2K RAM, permitindo que jogos em RAM / ROM apresentassem gráficos melhores e contivessem mais telas do que a maioria dos jogos de Atari 2600. Jim Wickstead cuidou do design do jogo, Todd Marshall do áudio e Robbin Daniels dos gráficos, com Marshall e Roger Booth cuidando da programação, estava formado o time. Ao que tudo indica, a Wickstead Design parece ter terminado o jogo. Infelizmente, essa foi a época do Crash dos Videogames. A US Games pediu concordata em março de 1983, e o jogo da Pantera, além do novo chip, pareciam ter naufragado.

E O ODYSSEY?

No entanto, a NAP (Philips Norte Americana) viu ali uma oportunidade. Como iria lançar o seu selo PROBE 2000 com o objetivo de levar seus jogos para outros consoles, ela adquiriu os direitos do Pink Panther, e provavelmente, o protótipo do jogo da US Games. Mas vamos voltar um alguns meses tempo, em janeiro de 1983 a NAP havia mostrado na CES de inverno (Feira de eletrônicos – estilo a UD brasileira) o seu novo videogame, o Odyssey3 Comand Center. No entanto, na CES seguinte, a edição de verão de junho de 1983, o Odyssey3 havia sido abandonado, devido ao CRASH dos videogames. A NAP, assim como todo o mercado de videogames americano, estava passando por mudança e decidiu focar no PROBE 2000 com Pink Panther sendo carro chefe de seus jogos.

A ÚLTIMA CES DO ODYSSEY

O último estande com a marca Odyssey ostentado na CES americana, aconteceu na edição da CES de verão, em junho de 1983. O folheto que tinha a missão de levar as pessoas ao estande da NAP apresentava a seguinte mensagem – We’ve let the cat out of the bag… and to see all the other big game video excitement stop by booth 508 (Deixamos o felino fora da sacola… e para ver todas as outras atrações de videogame pare no estande 508).

 

Depois que os visitantes chegaram ao estande da NAP viam rosa por todo lugar. As pelúcias da pantera côr de rosa decoravam todo estande, fotos do felino foram mostradas nas paredes, uma grande tela exibia seus desenhos – uma foto do evento mostra até alguém vestindo de Pantera.

 

E o rosa não parou por aí. Uma das atrações da feira, era show da trupe de comédia Second City (grupo de shows de comédia popular nos Estados Unidos) que apresentou um show com funcionários da NAP. Um dos esquetes, apresentava atores interpretando personagens dos jogos de Odyssey – incluindo a Pantera Cor de Rosa.

 

Folhetos publicitários e bonecos de pelúcia Pink Panther foram distribuídos no show. Os materiais de marketing mostravam que a NAP planejava lançar o jogo Pink Panther para vários consoles, incluindo ColecoVision e Odyssey.

 

Curiosamente, no material da NAP distribuido na CES, o título do jogo não era “A Trilha da Pantera Cor de Rosa”, mas sim, “Pantera Cor de Rosa: O Videogame”. A coisa ficou mais confusa quando a lista oficial de lançamentos intitulava o jogo como “As Aventuras da Pantera Cor de Rosa”, assim como em um artigo publicado em outubro de 1983 pela revista “Video Games”.

 

 

A lista da NAP informava que a versão para Atari 2600 do jogo havia sido programada para ser lançada em setembro de 1983, a versão ColecoVision para dezembro e a versão para o nosso Odyssey seria anunciada. Infelizmente o Crash dos Videogames só foi complicando o mercado, o final de 1983 chegou e nenhum jogo Pantera foi lançado. A NAP culpou a falta de chips e problemas técnicos com a fabricação do chip “especial” pelo atraso do jogo, embora o protótipo mostrado na CES em junho, parecesse estar funcionando bem. Em uma entrevista de 2001, o ex-programador da NAP Bob Harris deu sustentação a essa afirmação. Harris afirmou que a empresa contratada pela Philips para produzir os chips ROM especiais falhou em sua tentativa inicial de fabricação. A NAP simplesmente não estava disposta a pagar por uma refabricação, então decidiu descontinuar o Probe 2000, que a duras penas conseguir lançar um único jogo para o ColecoVision, War Room em outubro de 1983. Em janeiro de 1984, a Probe 2000 foi descontinuado. Terminava oficialmente ali a história do Odyssey…

A revista Electronic Fun with Computers & Games relatou que os outros jogos Probe 2000 incluindo Pink Panther foram “permanentemente cancelados”. Curiosamente, o artigo se referia ao jogo como “Pursuit of the Pink Panther”, indicando que ele passou por outra mudança de nome desde junho. Um catálogo Probe 2000 que acompanhava o jogo War Room também usa o título “Pursuit”. Independentemente de qual seria o título, o jogo não viu a luz do dia.

DESCOBERTAS INESPERADAS

A história do jogo Pantera Cor de Rosa poderia ter terminado ali se não fosse por uma série de descobertas inesperadas. A primeira aconteceu em 1992, quando o colecionador Steve Averitt pagou apena $ 1,50 por um protótipo da Pantera para Atari 2600 em um brechó em Columbus (EUA), não ficou claro se o protótipo que ele encontrou foi produzido pela Wickstead ou pela NAP, mas parece provável que seja da Wickstead. Averitt analisou o jogo na edição de setembro / outubro de 1994 do boletim informativo da “The 2600 Connection”.

O jogador controla o Pantera Rosa que está tentando roubar o diamante que aparece nos filmes. Naturalmente, o inspetor está tentando impedi-lo. A primeira tela se passa em uma cidade, onde o Inspetor impede o caminho da Pantera atirando tijolos. Na segunda tela, a Pantera deve passar por uma série de elevadores, evitando todos os tipos de inimigos. Finalmente, na terceira tela, a Pantera deve navegar por uma plataforma suspensa sobre um nível de água crescente, então se balançar em uma corda, no estilo Tarzan, para pegar o diamante. Depois de tudo isso, o Inspetor chega para pegar de volta o diamante e a ação recomeça.

Quatro screenshots acompanharam a análise, revelando um jogo que era visualmente impressionante para os padrões do Atari 2600. Infelizmente, Averitt nunca disponibilizou a ROM e essencialmente desapareceu da comunidade de colecionadores alguns anos depois. Os jogadores do Atari 2600, embora desapontados, estavam esperançosos de que um dia, outro protótipo aparecesse, e foi o que aconteceu, em janeiro de 2006, mas diferentemente do que todos imaginavam, não era o mesmo protótipo de Averitt. Até então Não se sabia que a NAP havia criado uma versão para o computador Atari de 8 bits em 1983. Finalmente, 23 anos depois, o editor do Atariprotos.com Matt “Tempest” Reichert, localizou um protótipo de Pink Panther nas mãos de um colecionador desconhecido. Com a música da Pantera Cor de Rosa, o nosso querido felino tinha que roubar o diamante enquanto o Inspetor tentava impedi-lo. Este protótipo também se desenrola em várias telas, incluindo estaleiros, uma paisagem urbana cheia de escadas, uma casa com várias portas e uma plataforma -sala cheia com o diamante sob uma corda oscilante. Curiosamente, a tela de entrada do jogo mostra o título “Pursuit of the Pink Panther”, o mesmo nome relatado pela Electronic Funem 1984. Tempest foi capaz de proteger fotos, capturas de tela e até mesmo um filme de gameplay que ele postou no AtariAge; infelizmente, a ROM de 8 bits, como a versão 2600, não foi divulgada pelo proprietário do protótipo.

Mas então, em setembro de 2006, a esperança se reacendeu. Um vendedor do eBay, que comprou um verdadeiro museu de itens da Magnavox / Philips, postou um leilão contendo uma pasta de materiais da CES, bem como outro protótipo do Atari 2600 Pink Panther. Depois de uma série de lances, cancelamentos e relançamentos, o leilão finalmente aconteceu… Com o preço final de $ 4.750! As informações na postagem do leilão revelaram muitos detalhes sobre como o Pantera Cor-de-Rosa foi promovido na CES. Infelizmente, o proprietário do novo protótipo mais uma vez optou por não distribuir a ROM para o público em geral. No entanto, pelo menos 50 cópias em caixa e numeradas foram produzidas e vendidas para um pequeno número de colecionadores, por 85 dólares cada.

Em 2011, mais um cartucho de protótipo do Atari 2600 foi vendido, desta vez por 975 dólares. A lista não termina aí, no total, seis cartuchos, dois deles com etiquetas prateadas escritas “Prototype” Probe 2000. surgiram até agora. Apesar de todas estas descobertas, o jogo ainda não foi lierado. Será que os jogadores em geral nuca jogarão estes jogos da Pantera?

UMA REVIRAVOLTA

Até aqui algumas perguntas não tem resposta: O último protótipo foi encontrado? As versões Odyssey e ColecoVision foram desenvolvidas? Se sim, por quem? Em 2013, essas questões foram (parcialmente) respondidas quando um homem identificado na Internet como “retroren” fez uma descoberta. Seu vizinho, um ex-vendedor da Philips, tinha uma caixa de cartuchos protótipos e demonstração identificado como 1983. Entre eles estavam dois protótipos do ColecoVision Power Lords I, uma versão do jogo ColecoVision War Room com o título de Satellite Defense, duas cópias do jogo Odyssey3 Flash Point e Pink Panther. Este Pink Panther foi encontrado em um case de cartucho de Odyssey, mas acabou se descobrindo que se tratava de um jogo para ColecoVision, isso não era incomum para os protótipos da Philips daquela época, aparentemente eles colavam placas de protótipo em qualquer case que estivessem à mão.

Quando ligado, o jogo do Coleco, sua tela título proclamava com orgulho: “As Aventuras da Pantera Cor de Rosa, escritas por Randy Green.” De repente, algumas das incógnitas que cercam este jogo desapareceram. Não apenas foi revelado que o trabalho no ColecoVision de Pink Panther havia começado, mas foi revelado quem fez o trabalho! Depois de alguma caça, retroren localizou o programador e colocou o autor desta história magnífica, Willian Cassidy em contato com ele com Randy. Eu entrevistei Randy Verde sobre o telefone e aprendi mais sobre o jogo. Randy começou a programar o Pantera Cor-de-Rosaem março de 1983, enquanto trabalhava para a Philips em Knoxville, TN. Ele foi o único desenvolvedor do projeto, mas foi assistido pelo artista Ed Hensley e pelo músico/programador Ken Bourque.

Randy revelou que Pink Panther para Colecovision nunca foi concluído. A versão descoberta por retroren, que data de 1º de junho, foi uma demonstração exibida na CES de verão de 1983. O desenvolvimento continuou por mais alguns meses após a CES, mas a Philips descontinuou o jogo e o Probe 2000 antes que pudesse ser concluído. A última versão continha duas telas e alguns elementos de jogabilidade, mas ainda não foram descobertas. Curiosamente, o jogo ColecoVision contém algumas semelhanças com as versões do Atari, embora Randy diga que não sabia sobre outras versões, enquanto desenvolvia seu jogo. Mais uma vez, a Pantera deve andar em plataformas e viajar através de um estágio de doca em uma missão para pegar o diamante. Randy não conseguia se lembrar se o título “As Aventuras da Pantera Rosa” era o nome oficial do jogo; ele pensou que poderia ter sido aplicado rapidamente para fins de demonstração.

MAS E O ODYSSEY?

Uma questão importante permanece: é sobre a versão de Odyssey, seriam rumores? Randy infelizmente não foi capaz de lançar muita luz sobre isso. Ele parece se lembrar que a versão Odyssey foi “comentada” na NAP, mas não conseguia se lembrar com certeza se algum trabalho foi feito ou quem o estaria fazendo. Há muito tempo havia rumores de que o virtuoso Ed Averett programou uma versão para Odyssey, mas o próprio Averett desmentiu isso quando falei com ele na Classic Gaming Expo 2014, ele disse “Era de Sam”, querendo dizer que o jogo foi controlado pelo grupo supervisionado por Sam Overton, que liderou a equipe de desenvolvimento de jogos NAP durante a era Probe 2000. Isso foi depois que Averett parou de trabalhar como designer de jogos da NAP, é difícil dizer se nós teríamos um trabalho iniciado da “Pantera Cor de Rosa para Odyssey”.

Em 2014, um screenshot completo com um fundo de estaleiros e música da pantera, surgiu ne europa como uma pegadinha do “dia da mentira” da Videopac Is @live que produziu uma tiragem limitada de cópias de cartuchos de aparência autêntica e as distribuiu para pessoas que encomendaram o jogo Dark Dungeon de Rafael Cardoso no verão de 2014. A piada foi revelada quase imediatamente e foi bem divertida, mas esteja avisado: se você vir um cartucho Pink Panther Odyssey de estilo comercial, não é um lançamento vintage.

Portanto, a versão PINK PANTHER para Odyssey continua sendo o elo que falta nesta história do felino rosa, embora a versão final do jogo ColecoVision também não tenha sido descoberta. Será que um dia o público vai desfrutar destes jogos foram encontrados? Planos estão sendo feitos para leiloar a demo do ColecoVision no GameGavel.com, e alguns compradores em potencial prometeram lançar a rom do jogo se puderem adquiri-la. Mas será que as versões de Atari algum dia verão a luz do dia? No momento, a resposta parece ser não. Mas, de alguma forma, é preciso pensar que não ouvimos nada da boca da Pantera Cor de Rosa, Ela tem o hábito de aparecer quando você menos espera… Será? E você? Como acha que teria sido ver partera Cor de Rosa para o seu Odyssey aui no Brasil ,a Coleção 84? Imagina ele na revista Odyssey Aventura, imagina ele sendo jogado no Torneio Nacional do Playcenter? Imagina como seria o lançamento dele por aqui com o marketing que a Philips fazia…

Imaginou um lançamento deste jogo nos dias de hoje para o seu Odyssey, talvez para pagar uma divida de 1983? Se eu fosse você, eu entraria no site do Odyssey Studios, quem sabe você não acha uma surpresa por lá!

Agradecimento ao nosso parceiro WILLIAN CASSIDY do HOMEPAGE ODYSSEY2
pelo incrível trabalho de pesquisa, sem ele, essa matéria jamais teria sido publicada….