Mago Odyssey bateu um papo com Rafael Cardoso, o brasileiro programador de FLORESTA ASSOMBRADA que nos contou sobre as inspirações, as referências, o processo de concepção, as inovações, uma possível sequência e ainda mandou um recado para os jogadores da mais nova aventura Odyssey.Aventura no Odyssey…
Acho que a motivação para fazer o FLORESTA ASSOMBRADA foi a mesma dos outros jogos de aventura. A biblioteca do Odyssey era bastante limitada quando comparada a dos outros consoles, e quando se pensa neste seguimento, a coisa ainda fica pior, é curioso pensar que tínhamos uma revista chamada Odyssey Aventura, mas de aventura mesmo o Odyssey só tinha DIDI NA MINA ENCANTADA, talvez EM BUSCA DOS ANÉIS PERDIDOS possa entrar nessa lista. Sempre costumo lembrar que nenhum dos jogos Odyssey lançados tinham morcegos, na época, morcegos eram quase como ícones de aventura. Você os tinha em ADVENTURE, HERO, HAUNTED HOUSE, PITFFAL, SMURFS, DUNGEONS & DRAGONS… Isso demonstra a carência de aventuras no console… FLORESTA ASSOMBRADA nasce com a função de engrossar esta lista dos jogos de aventura na biblioteca Odyssey juntamente com outros títulos como a série JOSUÉ JORGE, CAVERNAS DA ESCURIDÃO, TERRAS PROIBIDAS e FORTALEZA DE GELO, jogos que em breve o ODYSSEY BRASIL disponibilizará no Brasil..
.As referências…
Por exemplo, em CAVERNAS DA ESCURIDÃO, você tem o elemento fósforo inspirado em HAUNTED HOUSE, talvez o mapa venha de TUTHANKHAM. Posso citar MONTEZUMA´S REVENGE como principal influência do FLORESTA, mas ele tem características que o torna único, como a aparição aleatória dos fantasmas, isso tem um pouco a ver com DIDI NA MINA ENCANTADA que você nunca sabe de onde virá uma pedra...
O processo de concepção…
Eu estava trabalhando em uma versão de BURGERTIME, mas por algum motivo, o personagem não era capaz de descer as escadas no emulador. BURGERTIME é um tipo de jogo no qual você precisa subir e descer escadas o tempo todo, seu sucesso no game depende disso, porém percebi que naquele momento não seria viável seguir com o projeto, pois seria um sacrilégio testar o jogo no emulador ou ligar o console para cada teste, porém, o BURGERTIME serviu para mostrar que minha experiência com plataformas estava funcionando. Sempre pensei em criar umjogo nos moldes do FLORESTA ASSOMBRADA, faltava mesmo a experiência com plataformas. Então comecei a criar o jogo, utilizei um banco para as ações e outro para o mapa, diferentemente de BURGUERTIME, você pode avançar no jogo sem ter que descer todas as escadas, só tive que ter o cuidado de testá-las, uma a uma, no console, após a conclusão de um certo número de fases.
Inovações para o Odyssey…
O que eu posso dizer é que eu procuro utilizar em cada jogo todos os recursos do Odyssey. Muita gente torcia o nariz para o console na época pelo fato de seus jogos serem minimalistas ao extremo, a “cultura do necessário”, somente o necessário… Costumo citar como exemplo qualquer um dos jogos de Futebol, eles colocaram ali o necessário para o jogo e mais nada. Poucos bits seriam necessários para ao menos se desenhar uma “área”. O mesmo pode-se dizer em relação às cores, você as tinha se necessário fosse, por exemplo em BARRICADA ou BATALHA AREONAVAL você tinha uma estética mais colorida, com algum plano de fundo, algo que procuro trazer em meus jogos. Na época, também, jogos com múltiplas telas eram incomuns, o SUPER COBRA com 13 telas, foi o recordista, em FLORESTA ASSOMBRADA temos 32 telas, sem nenhuma repetição de layouts.
Floresta 2…
É bem improvável. Algumas pessoas me pedem continuações para jogos como JOSUÉ JORGE EM: VIDA SELVAGEM, TERRAS PROIBIDAS, por exemplo, porém, como disse, quero trazer uma experiência nova em cada jogo. Não é tão simples fazer uma continuação que ao mesmo tempo apresente uma nova mecânica e mantenha o personagem em seu universo. David Crane conseguiu isto em PITFALL 2, o mesmo pode se dizer de Ed Averet, com os COME-COME 1 e 2 que tem uma mecânica totalmente nova, com novos inimigos e objetivos, mas consegue manter tudo alinhado. Atualmente, trabalho em uma sequência do JOSUÉ JORGE, mas tudo aconteceu meio sem querer. Então, você terá elementos que ligam os dois episódios, mas terá algo totalmente novo. Para que acontecesse uma sequência em FLORESTA ASSOMBRADA, teriamos que ter esse felling de novidade, não apenas mudanças pontuais.
Recado ao jogador…
Primeiro, devo agradecer os esforços do time Odyssey Brasil para disponibilizar os jogos no Brasil de forma oficial. Ricardo, Victor e Leo… Também quero dizer aos jogadores brasileiros que os jogos não sairam antes pois não tinha quem os lançasse, ou ao menos que se propusesse a lança-los de forma legal. Desejo que gostem do jogo, é tudo que se pode esperar quando se faz algo dedicado aos fãs de Odyssey. Acho que FLORESTA ASSOMBRADA atende a muitos fãs do console que não queriam apenas números, letras, escrever frases, que queriam “perigos reais” (RISOS), é isso que nós, jogadores de Odyssey podemos esperar da aventura de Peeno. |