Assim como fizemos no Halloween, tivemos a ideia de trazer um especial para o Natal, essa época de sonhos e magia. Decidimos, então, contar-lhes a história do jogo Mean Santa. No ano de 2016, meu bom amigo Tim Duarte, convidou-me para desenvolver uma versão Odyssey de um jogo que ele, numa parceria com John K. Harvey, havia criado para o Atari 2600. Mas quem seria e melhor pessoa a contar esta história, se não o próprio Tim Duarte. E como nosso presente de Natal, deixamos a demo do jogo no Vault. Divirtam-se e boa leitura.
PAPAI NOEL MALVADO
A ideia do PAPAI NOEL MALVADO (MEAN SANTA) começou em 2008. Queríamos pensar em uma forma de comemorar a centésima edição impressa da newsletter 2600 CONNECTION. Esbocei o conceito básico em 2 folhas de papel. Originalmente, ele se chamaria EVIL SANTA. Eu sou um grande fã do desenho animado especial de Natal de 1966 “COMO O GRINCH ROUBOU O NATAL.” Eu meio que sempre desejei que houvesse um videogame para o Atari 2600 (ou qualquer outro sistema clássico para esse assunto).
TRAILER DR. SEUSS HOW THE GRINCH STOLE CHRISTMAS (1966)
Gostei da ideia de um jogo em que o Papai Noel roubava os presentes dos moradores. Então, primeiro, criei o conceito em que o Papai Noel está voando em seu trenó no céu da meia-noite. Deve haver alguma oposição para ele, então eu pensei que grandes flocos de neve poderiam ser evitados. Então, o Papai Noel pousaria seu trenó no topo de uma casa. A transição para a segunda tela (dentro da casa) ocorreria. Decidi torná-lo um jogo cronometrado. A pontuação mais rápida venceria. Ainda tenho aqueles esboços básicos do conceito do jogo.
A VERSÃO PARA ATARI
Eu tinha entrado em contato com John K. Harvey e ele havia escrito alguns artigos para o boletim 2600 Connection. Ele estava pronto para o desafio de programar o jogo. Seguimos em frente e MEAN SANTA foi lançado para o Atari 2600 antes da temporada de Natal de 2009, bem na época em que o número 100 da Conexão 2600 foi publicado. Havia muito o que aprender sobre a publicação de um jogo porque éramos todos amadores. Al Backiel foi uma grande ajuda na distribuição e envio. Dan Skelton forneceu uma arte fantástica para a caixa, o manual e o rótulo do cartucho do jogo.
A VERSÃO PARA ODYSSEY
Avançando para 2016. Eu ainda estava me aventurando na publicação de videogames. Publiquei vários jogos para o Odyssey2 / Videopac. Procurei o Rafael Cardoso para ver se ele estaria apto a programar uma versão do MEAN SANTA. Ele estava pronto para o desafio. Tinha certeza de que ele faria um ótimo trabalho, pois fiquei satisfeita com a relação de trabalho formada com a publicação de seus jogos VIDA SELVAGEM! (WILD LIFE!) e PÁSSARO FELIZ! Enviei o arquivo ROM da versão do Atari 2600 para que o Rafael pudesse jogar essa versão e ter algumas idéias para o porte. Acredito que ele mudou e expandiu um pouco algumas das ideias, mas o conceito básico do meu jogo MEAN SANTA está lá. Rafael também criou uma nova arte para a caixa e o rótulo do manual e do cartucho do jogo. Eu reutilizei a arte de Dan Skelton em outras páginas do manual. Estou bastante satisfeito com o produto acabado. Ainda temos algumas poucas cópias disponíveis para venda!
A VERSÃO PARA COLECOVISION
No Natal de 2019, conheci Chris Derrig, um programador da Colecovision. Ele era dono da versão Atari de MEAN SANTA e expressou interesse em portar uma versão do meu jogo para a Colecovision. Como posso recusar? O produto final foi lançado em novembro de 2020. Tive alguns problemas porque foi o primeiro jogo que publiquei para aquele sistema. Acho que Chris fez um trabalho maravilhoso com a conversão do jogo. Ele tira proveito do poder do sistema Colecovision e há muitos aprimoramentos e recursos ocultos. Aden Toledo Gutiérrez foi trazido para a equipe e forneceu uma trilha sonora de fundo musical. Voltei para a arte de Dan e criei um manual de 8 páginas que é semelhante ao manual do Odyssey2. Ainda temos cópias à venda!
FALTOU O INTELLIVISION?
O que vem a seguir? Se tudo correr como planejado, uma versão INTELLIVISION será portada e lançada para o Natal de 2022! Dedos cruzados! Deseje-nos sorte!
O PRESENTE DE NATAL DO ODYSSEY BRASIL
O que poderia fazer alguém depois de centenas de anos de generosidade passar para o lado sombrio? Foi a comercialização flagrante do Natal, foi o comportamento das pessoas que apenas pensam em trocar presentes ou foi simplesmente a atitude de crianças mimadas? Seja qual for o motivo, o Papai Noel está irreconhecível e este Natal não será a época usual de boa vontade para com os homens. Neste ano, ele vai pegar os presentes ao invés de deixá-los e nenhum mau tempo ou cães de guarda vão atrapalhar seu caminho.
No início, você conduz o Papai Noel em um trenó guiado por uma rena. No final da tela, uma casa aparece no canto inferior direito e você pousa nela para avançar para a segunda tela. Agora, o desafio é conduzir o Papai Noel por um labirinto enquanto coleta itens de Natal, como aviões, bonecas, bolas, bengalas de doce, barquinhos, ele não poupou nem mesmo a árvore de natal. Se você tocar na borda do labirinto, será transportado de volta ao centro da tela.
O jogo tem suporte ao módulo The Voice, se você estiver usando ele, ouvirá Jingle Bells sintetizado ao fundo em quanto joga. Os efeitos de voz incluem uma risada assustadora quando o Papai Noel pousa em um telhado e “é fácil” sempre que ele pega um item.
Sobre a pontuação, segue o padrão de alguns jogos de Rafael Cardoso com um cronometro, só que desta vezo tempo vai subindo, ganha quem cumprir o objetivo no menor tempo…
Agora, mãos ao joystick ou ao teclado e aproveite este presente de natal que o Odyssey Brasil está te dando, jogue online pelo PC a versão demo de PAPAI NOEL MALVADO na nova versão do ODYSSEY VAULT, agora com suporte a The Voice e gráficos plus do VideoPac G7400…