Um super bate-papo com JASON GOHLKE, o criador do jogo CORREDOR ESTELAR para o melhor console do mundo que está sendo lançado aqui no Brasil pelo ODYSSEY BRASIL. Nesta entrevista Jason fala sobre sua história com o console, o início como programador, o cenário HomBrew e claro, sobre este jogaço que traz como novidade o uso de um overlay para o teclado alfa numérico, assim como o clássico EM BUSCA DOS ANÉIS PERDIDOS…
Olá Jason, quero começar agradecendo por este presente que você deu aos fãs do Odyssey, obrigado por mais este ótimo jogo que você adiciona à biblioteca do nosso console favorito. E nós que somos tão fãs desse videogame, queremos conhecer o criador deste mundo, conte-nos sobre você e como foi seu primeiro contato com o melhor console do mundo.
Meu Odyssey foi um presente que ganhei de natal por volta de 1981 ou 1982. Lembro-me de ganhar Basebol e Alien naquele ano. Tenho certeza de que tinha Come-Come 2 também, mas me lembro mehor destes dois primeiros cartuchos porque foram embalados individualmente, e o jogo de basebol veio dos meus padrinhos.
Qual era seu jogo favorito?
Meu jogo favorito foi mudando ao longo dos anos. Fiquei empolgado quando ABELHAS ASSASSINAS saiu, ai depois joguei TARTARUGAS e decidi que era ele. Mais tarde, quando os adicionei à minha coleção, eles se tornaram dois dos meus favoritos. Mas provavelmente passei a maior parte do meu tempo com COMPUTER INTRO.
Quando e como você começou a programar para o Odyssey?
Se você contar COMPUTER INTRO, eu diria que comecei por volta dos 13 anos. Só comecei a programar de verdade como hobby quando o COVID 19 me fez ficar em casa por longos períodos de tempo.
Quais foram as maiores dificuldades que você encontrou na programação do Odyssey?
Passando do emulador para o console. No começo eu pensei que seria fácil, mas o emulador é muito mais tolerante do que o console.
Para quem quer começar a programar qual dica você dá?
Aprenda os recursos da máquina e aproveite seus pontos fortes.
Como surgiu a ideia de fazer CORREDOR ESTELAR?
Pensava que alguns jogos poderiam ser portados para o Odyssey, e eu comecei alguns deles. Eu queria ver se poderia fazer algo como STAR STRIKE (Intellivision), mas não queria fazer algo exatamente igual. Eu queria usar paletas de cores e sprites que jogassem com os pontos fortes da Odyssey.
Quando você jogou pela primeira vez, o que você sentiu?
Jogar o jogo era um processo contínuo. Eu queria ter certeza de que um bom jogador poderia obter uma pontuação alta e configurar o placar para isso. Em um jogo de alto nível, um jogador realmente bom deve ser capaz de pontuar nos altos 9000s. Mas alguns jogadores farão menos pontos para terminar as missões mais rápido.
O que o CORREDOR ESTELAR traz para a biblioteca da Odyssey?
Ele adiciona um jogo do tipo nave em trincheiras / trilhos à biblioteca…. Neste gênero para o sistema Odyssey, lembro apenas de EXOJET para Jopac.
Você conhece os jogos e desenvolvedores HomeBrew? Que jogo você conhece ou recomenda?
Entrei em contato e recebi ajuda de Rafael Cardoso e Ted Foolery. Ambos os caras escreveram coisas fantásticas, e eu realmente aprecio a ajuda deles. Acho todo o catálogo do Rafael fantástico e acrescentou muito à biblioteca. O fato de que Ted foi capaz de fazer Puzzle Piece Panic no Odyssey me surpreende.
Você já tem uma ideia para um próximo jogo de Odyssey?
Estou dando uma pausa no desenvolvimento e não tenho certeza de quando voltarei a programar. Comecei alguns jogos, incluindo algo na linha de Turmoil e um jogo chamado “Red Shirts”, onde um bravo capitão de Star Trek se defende sacrificando camisas vermelhas para derrotar vários alienígenas.
Que mensagem você quer passar para quem vai jogar esse jogo?
Muito simples. Espero que tenha a sua aprovação… Divirta-se!